Quando falamos de banha de porco certamente sua cabeça é invadida por pensamentos como grande quantidade de calorias, obesidade , doença cardíaca entre outros.
Mas hoje em dia esse conceito mudou e muito, onde os óleos vegetais são os vilões e a gordura de porco, óleo de coco  e azeite (para cozinhar ) são os recomendados.

Benefícios da banha de porco:

É fonte de vitamina D é a segunda fonte alimentar mais rica de vitamina D assim como vitaminas B e C, além de minerais como fósforo e ferro.  Não contém açúcar , diabéticos podem consumi-los sem contra- indicações.

A banha é benéfica  para o coração, pois ela contém uma grande quantidade de gorduras monoinsaturadas, que são muito saudáveis para uma boa saúde cardiovascular e também contém o colesterol bom, que é responsável por parar a propagação de mau colesterol, o que provoca doenças cardiovasculares.

O óleo que usamos todos os dias para cozinhar, quando muito aquecidos, contém um grande número de compostos que são tóxicos para a saúde, tais como radicais livres, que são cancerígenos, quando consumido por um longo tempo. 

A banha é rica em ácido oleico, uma gordura cujo consumo está diretamente relacionado ao menor risco de depressão.


 Então concluiu-se que vale a pena usar a banha de porco em vez de óleo de soja, por ser uma opção muito mais saudável.