A inflamação subclínica ou crônica é um dos ponto fundamental de qualquer tratamento segundo a medicina funcional e integrativa. Descobrir o que pode estar a causar inflamação e controlá-la, pode ser a chave para a diminuição de muitos sintomas e até prevenção de diversas doenças.

Uma investigação do Buck Institute publicada no Cell Host & Microbe mostrou que a inflamação associada à idade pode levar a metaplasias que por sua vez levam posteriormente a carcinomas.

O estudo foi feito em animais e verificou-se então que inflamação leva a metaplasias do estômago que por sua vez alteram a flora intestinal o que leva a doenças do foro intestinal e a diminuição do tempo de vida. Os investigadores verificaram também que este processo era perfeitamente reversível através do controle da inflamação.

As alterações causadas pela flora intestinal têm de ser melhor estudadas e talvez se possa chegar a conclusões interessantes sobre a terapia com probióticos como forma de prevenção de doenças. Para já não se sabe que estirpes poderiam ser benéficas e anda é cedo para poder fazer recomendações neste sentido.

O principal é que o controle da inflamação, é um fator primordial na qualidade de vida de todos nós e que tem impacto na saúde e doença.
O que come, o exercício que faz ou a falta dele, se fuma ou não, se tem uma vida stressante ou não, se toma medicação, são só exemplos de factores que podem afectar a inflamação.