O magnésio é um mineral fundamental para a saúde, exercendo uma ampla gama de funções biológicas, inclusive um papel importante na saúde dos ossos, e é importante que seus níveis estejam adequados.

Sem ele o corpo humano seria incapaz de manter fluidos nos vasos sanguíneos, realizar transmissões nervosas, mover os músculos, ou manter a função renal adequada, dentre outros.

Estima-se que mais de 80% da população possua carência desse mineral, e alguns dos sintomas da deficiência seriam: ⠀

Dores musculares, fraqueza muscular, cãibras, desordem de atenção, fadiga crônica, depressão, nervosismo, enxaquecas, síndrome metabólica,artrite, osteoporose, dor lombar e muitos outros.

Para garantir que você esteja obtendo a quantidade suficiente, primeiro é necessário ter certeza de que você esteja seguindo uma alimentação variada.

As verduras folhosas como o espinafre e a acelga são fontes excelentes de magnésio, assim como algumas favas, castanhas, nozes e amêndoas, sementes de abóbora, de girassol e de gergelim. ⠀

É importante ressaltar que os níveis de magnésio nos alimentos dependem dos níveis de magnésio no solo em que foram plantados.

Existem vários tipos diferentes de suplementos de magnésio, pois o mineral deve ser ligado à outra substância para melhorar a absorção e a biodisponibilidade, além de fornecer benefícios à saúde direcionados de maneiras diferentes.