Nos Estados Unidos ela é a segunda causa de transplante e no Brasil está cada vez mais comum.É possível reverter o quadro fazendo atividade física e cuidando da alimentação.e prestar atenção na comida pois isto ajuda a controlar outro problema: a síndrome metabólica.

O acúmulo de gordura nas células do fígado não é por si só uma doença, mas é um alerta, pois pode virar um problema sério para  saúde. Várias causas podem levar à formação da gordura no fígado: hipotireoidismo, abuso de álcool, hepatite C e doença metabólica. Sedentarismo e má alimentação são dois grandes responsáveis pela formação de gordura hepática.

Pessoas mais propensas à inflamação, com maior risco de desenvolver uma doença hepática ou cardiovascular, precisam de tratamento para melhorar a sensibilidade da insulina. Para reverter o quadro da esteatose hepática, o ideal é seguir uma dieta saudável, com menos carboidrato, gordura animal, mais fibras e verduras e atividade física.A suplementação com aminoácidos e fitoterápicos ajuda muito na resolução da doença e os protocolos da medicina ortomolecuar são de valor inestimável no trtamento desta doença.